sábado, 17 de abril de 2010

JPassaro, um cineasta

Sou um cineasta sem nunca ter filmado, sem nunca ter estudado cinema, sem nunca ter escrito um roteiro. Mas quero rodar um filme que verse sobre heroísmo, angústia, lealdade e, claro, morte. Quero um filme que dure quase duas horas, por volta de uma hora e 45 minutos. Não mais que isto.

Não quero que seja em p&b, porque filmes assim costumam me cansar, me tirar a atenção. Talvez colocaria só algumas cenas em p&b - quem sabe as cenas sobre a lealdade? Porque ou é ou não é; ou preto ou branco.

Abusaria dos closes, principalmente do super close nas cenas de angústia: o olhar e a boca dos atores seria muito trabalhado. Mas na única cena de heroísmo (sim, única. Meu filme só terá uma cena de heroísmo. Ninguém precisa ser herói mais de uma vez) farei um plano geral da ação, com a câmera se movimentando horizontalmente.

O grand finale (e não será a morte seu assunto) será sutil. Uma tentativa de canalizar o sentimento do espectador para um questionamento: o que vale ser leal? Certamente, será a cena em p&b.

A morte entrará apenas como referência: pela discussão entre o protagonista (um teólogo, mas não religioso) e o antagonista (ainda não decidido) sobre o filme O Sétimo Selo - que tanto me fascina. Ambos estarão jogando xadrez, tal como no filme é representado pela a Morte e o Cavaleiro.

Bem... Até agora, do roteiro do meu filme, só temos algumas coisas:

1) tratará de heroísmo, angústia, lealdade e morte;
2) terá um protagonista no papel de um teólogo que não é religioso, apenas é estudioso das religiões;
3) fará referência ao filme O Sétimo Selo, de Igmar Bergman;
4) o fim será sutil, aberto ao questionamento de quanto vale ser leal.

É muito pouco para se saber de um roteiro. Preciso pensar mais, construir mais esta estória.

2 comentários:

  1. Primeira telespectadora do filme!

    uhu

    Até nisso vc dá certo né amigo.

    ResponderExcluir
  2. Se a intenção dos cineasta é prender o espectador até o fim... então... conseguiu comigo já.

    O quanto vale ser leal?

    Espero ansiosa!

    ResponderExcluir