segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Borboleta Amarela

A Borboleta Amarela


Essa luz da lua que graceja aos amantes o sonho do eterno

Aquele formoso pôr-do-sol que ilude os poetas da noite

E o quê falar do gracioso vôo da borboleta amarela?

Ah! A borboleta amarela...


Quanta saudade do vôo leve e em belo zigue-zague!

Sutileza oferecida às pessoas desde mundo!

O quão obstinada no seu vôo é a borboleta amarela?

Ah! A borboleta amarela...


Aquela luz da lua parece não encontrá-la em lugar nenhum

Parece que ela prefere os vaga-lumes no luau dos amantes

Generosa o bastante a borboleta amarela ao deixar, não?

Ah! A borboleta amarela...


Aos poetas da noite: vocês não vêem a borboleta amarela!

É isso o que lhes traz angústia nesta vida

Por que preferem os vaga-lumes?

Ah! A borboleta amarela...


Se é no choro encarnado que lhes tira a alegria

A própria força não tem expressão essencial

É com enorme desgosto que doravante a borboleta amarela

Não os procure mais, pretere-os por terem a sina da escuridão

Fácil caminho a tomar, sem o mapa que indica o início de tudo!


Ah! A borboleta amarela...

Como pôde ela sobreviver por todos estes anos?

Sentinela da luz, amante da pureza por convicção

A borboleta amarela fez da sua vida uma paz


Quem mais poderia doar seu vôo?

Poetas da noite, não me falem em morcegos! Seus vampiros!

Objetos do horror que não se contém em vocês,

Que trazem o cinismo da conquista frívola,

A maléfica hipocrisia aos costumes assombrosos

E o derradeiro beijo da morte aos puros,

Varram-se desde chão belíssimo!

Conquistem a vergonha, não sejam oradores da má falsidade

Cumprimentem teus fantasmas, estas suas tenebrosas sombras!


Existe tanta beleza no mundo... Ah! A borboleta amarela...

Vejo-te, farei por merecê-la, minha paz.

Ser-te-ei o mais gentil dos puros, o único em mim mesmo!

Juro ser sua recompensa para sempre, minha paz.

Só há o generoso amor em meu ser, menos para os poetas da noite

Desprezo, os ignorarei, darei à eles a vergonha de si próprios.

Sou tua paz, borboleta amarela.

Ah! A borboleta amarela...



---------


Tenho tanta vontade de editar, modificar... de melhorá-lo, mas, ao mesmo tempo, fico com vontade de mantê-lo como foi escrito na época!

5 comentários:

  1. Sou a primeira a comentar, uhuuuu!!!!

    Lindíssimo! Antigamente, eu me identificava com os vaga-lumes. Mas agora estou mais pra borboleta amarela mesmo. Na luz!!!! Pra sempre, se Deus quiser!

    Parabéns pelo poema. Não muda não... Escreve outros!!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo mesmo!
    Também adorei a graciosidade da Borboleta Amarela!

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindeza amigo!!!!


    Escreve mais!!! Estou em coro com a Ana hahah!

    Beijos e parabens ta lindoooooooo!

    ResponderExcluir
  4. ah, a borboleta amarela...
    Ela é o amor? a paz? a luz? o anjo?

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que já conhecia... bonito! Mas essa sua implicância com a noite já vem de muito tempo, né? heheh Beijos!

    ResponderExcluir