segunda-feira, 1 de março de 2010

Pois cá estamos, mas para lá iremos?

Hoje li algo que me fez parar e pensar: "depois da nossa morte haverá o que houve antes do nosso nascimento".

Foi um pensamento de Georg Lichetenberg, um filósofo do qual não conheço quase nada, além dos resultados de busca do google. Tenho um interesse pelo o tema da morte. Meu interesse sempre esteve atrelado aos estudos das ciências sociais sobre a atitude do homem perante a morte. Só que, ao ler esta frase, fui tomado por um entusiasmo inexplicável.

Esta passagem está escrita no contexto da discussão "morte-renascimento", que Edgar Morin conduz no seu brilhante livro "O homem e a morte". Trata-se, então, de um pensamento de Lichetenberg que vem a corroborar a discussão que Morin vem apresentando.

Não vim aqui no intuito de abrir uma discussão. Vim aqui para registrar que fui tomado por um entusiasmo diferente, que nunca havia sido tomado antes. Não penso ser algo sobrenatural, digo-lhes logo (certifico-me de apontar que não sou daqueles 100% racionais e 0% míticos/mágicos). Mas... Que é isso?
Também não desejo incutir discussões religiosas - algo bastante frequente quando passamos a falar de morte, quiçá vida.

Contudo, outro trecho do livro me fez atrelar esse entusiasmo estranho: "em todos os homens, o primitivo é ultrapassado, mas conservado". Quem escreve isto é o próprio Morin, ainda acerca sobre morte-renascimento.

Que quero dizer? Que há algo da espécie humana que, apesar da evolução e transformação do modo de vida, permanece em nós: algo que não está mais à nossa vista - isto é, principalmente à nós tão "ocidentalizados".

Aquele entusiasmo me pareceu uma agulhada. Como se algo, há muito escondido, tivesse quase se mostrado.

Um comentário:

  1. Fantásticas as frases que você pinçou do livro. Para mim, que sou espiritualista (como vc sabe), é a constatação da ciência para fatos que acredito piamente: ao morrer, voltamos para onde viemos e seremos sempre o somatório de nossas muitas experiências de vida-morte-vida-morte...

    ResponderExcluir